O Brasil é o país com o maior índice de depressão da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No país, 5,8% da população sofre com a doença, sendo 7,7% das mulheres e 3,6% dos homens. O Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio.
Suicídio e depressão ainda são considerados tabus no Brasil. Muitas pessoas ainda acham que depressão é falta de força de vontade ou preguiça e que quem comete suicídio é egoista e covarde. O que não é verdade! O assunto é sério e deve ser tratado com responsabilidade e seriedade. O momento em que estamos vivendo - pós pandemia; com alto índice de desemprego; recessão econômica; altos índices de burnout - pode agravar ainda mais a questão do suicídio. Afinal, para muitas pessoas, o sentimento de medo, insegurança, tristeza e ansiedade já se manifestou com frequência.
Aprenda a diferenciar esses momentos de tristeza de sentimentos e comportamentos que podem levar à doença.
Como refletir sobre o dia mundial da prevenção sobre o suicídio
Procurar se informar
Antes de ter ideias pré concebidas sobre o que é depressão e suicídio, procure se informar e se educar em fontes confiáveis.
Se conecte com pessoas
Sempre existe alguém ao nosso lado que pode estar precisando de ajuda. Use a sua sensibilidade para perceber quem está passando por um momento difícil e ofereça apoio. Com interesse e informação, todos nós podemos aprender a identificar comportamentos que indicam a possibilidade de suicídio.
Discuta sobre o assunto
Deixar de ter medo de falar sobre esse assunto é um primeiro passo importante para livrar a sociedade da ideia de que os problemas de saúde mental devem permanecer ocultos. No Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, tente participar de rodas de conversa online sobre como os problemas de saúde mental intensificam os pensamentos suicidas.
Procure por recursos
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio oferece muitos recursos para as pessoas aprenderem mais sobre os motivos do suicídio e como evitá-los. Você encontrará inúmeros livros, filmes e eventos online para apontar na direção certa. Conhecimento não é apenas poder - pode salvar a vida de alguém.
Depressão no ambiente de trabalho
A depressão no local de trabalho pode muitas vezes ser invisível e passar despercebida. No entanto, existem sinais perceptíveis.
Pode ser que você tenha notado que a produtividade de um(a) funcionário(a) caiu, que ele anda mais reservado do que o de costume, tem chegado atrasado em algumas reuniões. Esses podem ser sinais de que alguma coisa não está bem. Lembrando que a depressão pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa.
Alguns fatos sobre o suicídio
- Homens cometem suicídio com mais frequência
Os homens cometem suicídio com mais frequência do que as mulheres, mas é mais provável que as mulheres o tentem.
- Pessoas mais velhas têm maior probabilidade de morrer de suicídio
O suicídio é mais comum entre pessoas entre 45 e 64 anos.
- A detecção precoce é fundamental
É por isso que, como aponta a OMS, "os esforços de prevenção devem ser abrangentes e integrados, uma vez que nenhuma abordagem isolada pode causar impacto".
CVV - Centro de valorização da vida
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza um trabalho maravilhoso à comunidade oferecendo apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito e todas as pessoas que precisam de ajuda podem telefonar, enviar um e-mail ou usar o chat que funciona 24 horas durante todos os dias da semana. Tudo feito no mais absoluto sigilo.
Palavras finais
Se você está se sentindo deprimido(a) ou conhece alguém que esteja, procure ajuda e ajude quem puder. Não subestime a doença, não tenha vergonha de procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica. Quanto antes você detectar que alguma coisa não está bem com você e procurar ajuda, mais longe você irá ficar do risco de pensar ou cometer suicídio.