Grupos de afinidade nas empresas.
Já faz quase um século que a psicologia do estuda grupos nas instituições e organizações no geral. Atualmente, o campo já evoluiu bastante tanto em sua teoria quanto em sua prática, principalmente nos últimos 30 anos, quando o debate político-social conseguiu finalmente adentrar o ambiente empresarial, assim, trazendo diversos conceitos interseccionais para as práticas empresariais. Dessas práticas, uma que vem ganhando destaque são os grupos de afinidade.
Afinal, o que são e o que buscam?
Grupos de afinidade surgem em diversas empresas ao redor do globo, com muitos nomes (como Employee Resource Groups do inglês), e com o objetivo maior de incrementar o trabalho à vida do funcionário - e nunca o contrário. É uma prática que volta os olhares para as pessoas dentro e fora do contexto laboral.
Dessa forma, os grupos de afinidade dentro das empresas buscam não apenas soluções para aqueles com pautas políticas, como os LGBTI+s ou os femininos; mas também buscam criar espaços de segurança para os funcionários, onde eles podem experimentar a sociabilidade e criar novas formas de se estar na empresa.
A TROCA pode te ajudar a implementar uma política de inclusão na sua empresa.
Com uma boa equipe profissional de Gente e cultura, esses grupos podem:
1. Criar ações internas independentes ou não da empresa.
2. Fortalecer a cultura empresarial, uma vez que todos são construtores.
3. Conectar as pessoas da empresa
4. Tornar o ambiente de trabalho muito mais confortável, uma vez que pautas e queixas podem ser ouvidas e trabalhadas.
5. Autogerir e adaptar-se para as novas queixas e desejos que surgirão dentro da empresa.
Yara Mangabeira - Estudante de psicologia e produtora cultural.