Diversidade
Dia do(a) estagiário(a) - A importância da diversidade no programa de estágio

Ellie Erfolg (Elizandra Souza) 18/08/2021 1244

O dia do(a) estagiário(a) é comemorado em 18 de agosto e foi criado em 1982 com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento é responsável por regulamentar a lei existente sobre o estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

Estágios são empregos temporários que proporcionam aos estudantes uma oportunidade de trabalho e experiência na carreira.

Estágio - O que é?

Um(a) estagiário(a) geralmente trabalha em uma empresa por um curto período para adquirir conhecimento e experiência em uma determinada área. A duração do estágio varia de 20 a 30 horas semanais e precisa ser remunerado.  O estágio é de extrema importância para que o futuro profissional experimente uma linha de trabalho antes de se comprometer com um plano de carreira. 

Benefícios do estágio

O benefício mais importante dos estágios é a experiência profissional que se pode obter. Os empregadores geralmente desejam candidatos com nível de experiência além da sala de aula, mas isso não faz muito sentido, pois estagiários(as) não têm e não precisam de experiência. É no estágio que a experiência é adquirida. 

Outro benefício do estágio é o networking. No estágio existe a possibilidade de se conectar com profissionais da área de atuação desejada. Existe a possibilidade de se conectar com as pessoas dos seus escritórios e com clientes. Na hora em que for o momento de procurar um emprego, essas conexões podem ser um começo.

Além disso, os estágios podem ajudar os(as) estagiários(as) a descobrir em que área gostariam de se especializar e saber se é adequado ou não para trabalhar em uma determinada área. Já para a empresa, um programa de estágio pode ser mão de obra barata para tarefas básicas. Mas o empregador não deve esperar que o(a) estagiário(a) lide com muitas responsabilidades ou faça um trabalho de um(a) funcionário(a) experiente por um valor mais baixo. Os(as) estagiários(as) podem ser usados como suporte e assistência valiosos para funcionários(as) mais experientes e aprender muito com eles(as). 

Quando as empresas tratam um programa de estágio como um investimento em recrutamento e treinamento e estão dispostos a dar às(aos) estagiárias(os) a oportunidade de trabalhar com profissionais experientes, eles frequentemente obterão uma produção valiosa dos(as) participantes do programa. As empresas também podem buscar os(as) melhores estagiários(as) para efetivação após a graduação.

A importância da diversidade no programa de estágio

Diversidade no programa de estágio se refere a uma organização que emprega intencionalmente estagiários(as) com uma variedade de características, como gênero, religião, raça/etnia, idade, orientação sexual, classe social, educação e outros atributos.

A diversidade no programa de estágio leva a uma infinidade de benefícios - tanto de uma perspectiva interna quanto externa.

Ao contratar pessoas diversas você traz uma nova gama de perspectivas para a sua empresa e benefícios como aumento da produtividade, redução de conflitos, resolução de problemas e ter uma vantagem competitiva sobre empresas que não apostam na diversidade. Afinal, pessoas diversas, com pensamentos e origens diferentes, enriquecem a cultura da empresa.

Incentivar a diversidade no estágio é o caminho a se seguir dentro da empresa. Em um mercado de talentos global, as empresas que conseguem gerenciar com sucesso a diversidade no seu programa de estágio terão melhores resultados em termos de diferenciação e inovação.


Ellie Erfolg (Elizandra Souza)

Compartilhe

Comente essa publicação

Receba Materiais Exclusivos

Se inscreva aqui embaixo e irá receber diversos materiais sobre diversidade, inclusão e muito mais!

//Últimas publicações

Baixe agora o guia do
Censo de diversidade