A importância de programas de inclusão nos projetos de Diversidade
Dandara Ribeiro
03/05/2021
2493
Nos últimos anos as pautas sobre diversidade e inclusão têm ganhado mais força e visibilidade, e isso é fruto de muitas lutas de grupos sociais, historicamente minorizados e invisibilizados. Diante de tais mobilizações, diferentes setores da sociedade e áreas de conhecimento se uniram em prol da defesa de programas de inclusão da diversidade nas empresas, tanto a partir da partilha de experiências, como também através de dados qualitativos e quantitativos que comprovam os impactos positivos sobre essa tendência em diferentes escalas - social, econômica, organizacional, cultural e individual.
Assim, os programas de inclusão fazem parte de uma série de iniciativas que têm o objetivo de fortalecer a cultura da diversidade nas empresas. São projetos que buscam construir empresas mais diversas, a partir da abertura de processos seletivos inclusivos, que possibilitem a formação de um quadro de colaboradores(as) heterogêneo. Eles são construídos a partir da abertura de vagas de trabalho a serem preenchidas por pessoas de determinado(s) grupo(s) social(ais), como pessoas com deficiência, pessoas negras ou pessoas da população LGBTI+, por exemplo. Vale lembrar que, apesar do que muitas empresas acreditam, pessoas de grupos minorizados podem ocupar cargos de diferentes níveis.
A inclusão é o primeiro passo para enfrentarmos as desigualdades porque a exclusão social é estrutural e histórica no nosso país
Nós já falamos aqui que a inclusão é o primeiro passo para enfrentarmos as desigualdadesporque a exclusão social é estrutural e histórica no nosso país. Os efeitos do passado de colonização exploratória e escravidão permanecem até hoje, perpetuando um cenário de extrema desigualdade social e preconceitos estruturais, muitas vezes causados por vieses inconscientes. Essa realidade faz com que até hoje grande parte da população - pessoas em situação de extrema pobreza, moradores de periferias, mulheres, mães, população LGBTI+, refugiados, pessoas com deficiência, egressos do sistema penitenciário, etc. - encontre inúmeras dificuldades no desenvolvimento educacional e também no acesso a oportunidades de trabalho.
É claro que existem histórias de pessoas que superaram os obstáculos e conquistaram grandes posições em empresas. Mas é importante lembrar que tais casos são exceções e que o fato da superação ser possível, não significa que não tenhamos que desconstruir as barreiras existentes. De qualquer maneira, tais histórias de superação nos ajudam a perceber que pessoas de grupos minorizados são capazes de grandes desenvolvimentos quando encontram apoio e oportunidades.
Se de um lado (das pessoas) existe a falta de acesso a oportunidades de trabalho, do outro lado (o das empresas) existe uma grande dificuldade na criação de programas de inclusão da diversidade
Durante muitos anos, vivendo e estudando sobre essa realidade, nós da TROCA, percebemos que se de um lado (das pessoas) existe a falta de acesso a oportunidades de trabalho, do outro lado (o das empresas) existe uma grande dificuldade na criação de programas de inclusão da diversidade. Por onde começar?Quais grupos incluir?Como encontrar pessoas que tenham o perfil para os cargos existentes? Como acolher, treinar e desenvolver essas pessoas? Como construir e fortalecer a cultura de inclusão nas organizações?
Metodologia para construir e implementar programas de diversidade e inclusão nas empresas
Diante de inúmeras e complexas questões, criamos uma metodologia para construir e implementar programas de diversidade e inclusão nas empresas, oferecendo soluções para muitos desafios encontrados. Percebemos que um dos principais é o de encontrar pessoas de grupos de diversidade aptas a trabalhar nas vagas disponíveis, e para resolver essa questão, construímos uma forma de conectar ONGs, pessoas e empresas. Formamos uma rede de organizações parceiras que atuam em diferentes regiões do país, com diversos grupos sociais e que oferecem suporte para os desafios mais comuns na inclusão de cada um. A partir disso, construímos nosso banco de talentos, que conta com profissionais diversos, com diferentes níveis de experiência, em todo o território nacional. E então, conseguimos recrutar os/as candidatos(as) ideais para cada vaga aberta nas empresas, cruzando todas as informações que colhemos das pessoas, com os requisitos do cargo a ser preenchido.
Mas nosso trabalho não para por aí! Com nossas experiências passadas, aprendemos que além de incluir, era fundamental acompanhar o desenvolvimento das pessoas contratadas e apoiar a empresa e as lideranças nos desafios que poderiam emergir durante o processo de adaptação. Tendo em vista os pontos mais sensíveis dos programas de inclusão da diversidade, criamos nossa metodologia de Acompanhamento para desenvolver pessoal e profissionalmente as pessoas incluídas e apoiar as lideranças nas dúvidas e dificuldades encontradas.
Mulher, cis, branca, não deficiente e formada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Mestranda em Gestão e Controladoria Pública pelo programa MAI DAI da UERJ. Atua nas áreas clínica, social e do trabalho a partir da abordagem transdisciplinar e da metodologia de fazerCOM. É movida pelo sonho de transformar vidas, construindo redes através do coletivo, da saúde, do trabalho, e da educação.