A ansiedade não é uma novidade da pandemia, convivemos com ela em maior ou menor intensidade e tentamos controlá-la para que não cause grandes impactos no nosso dia a dia.
A pandemia impôs novas rotinas e incertezas, e de acordo com a OMS, uma consequência imediata foi o aumento dos níveis de ansiedade.
Em pesquisa sobre os abalos emocionais durante a pandemia, todas as pessoas participantes relataram que sentimentos como ansiedade, medo, angústia ou pânico estão fazendo parte da sua rotina (Talenses e Fundação Dom Cabral, 2020).
O cuidado com a saúde mental é fundamental para superarmos os desafios dessa pandemia. Veremos neste artigo que as organizações têm um papel importante, já que as suas decisões e a forma como lidam com as equipes podem auxiliar no controle e tratamento da ansiedade, com efeito direto no seu desempenho e qualidade de vida. .
A saúde mental nas organizações
A consultoria Mercer Marsh realizou pesquisa (2019) que constatou o tema saúde mental como prioridade na agenda estratégica das empresas em 2020. A pesquisa apontou que 30% das empresas possuem interesse em desenvolver iniciativas e 46% já possuem alguma prática, como meditação, psicólogos e coaching.
A gestão da saúde mental enfrenta dois desafios principais nas empresas: o estigma associado aos transtornos mentais e comportamentais; e a necessidade de manter uma gestão da saúde ativa e integrada, ao mesmo tempo em que as pessoas são preservadas.
A estratégia integrada permite ações mais profundas, que passam pela gestão corporativa e olhar atento das lideranças, que têm o papel de orientar e acompanhar diretamente as equipes.
Controle da ansiedade nas organizações
Algumas situações podem aumentar a carga de ansiedade nas organizações, como os níveis de produtividade exigidos. A demanda de trabalho elevada pode exigir um desempenho além do que é possível, especialmente em um contexto de crise, em que existe uma tensão social permanente e as redes de apoio estão restritas. A junção desses fatores, que inclui a sobrecarga de atividades em casa e de cuidado com familiares, pode trazer também outros danos à saúde. Alguns públicos são mais afetados, como é o caso das mulheres, que trabalham oito horas semanais a mais nessas atividades em relação aos homens (IBGE, 2019).
As situações de estresse e conflito devem ser tratadas da forma mais transparente e ágil possível. Atividades fora das competências de colaboradores e a falta de clareza na definição dos objetivos organizacionais também geram maior ansiedade, e podem também ter relação com uma comunicação ineficaz.
Outros aspectos como políticas ineficazes de saúde e segurança e situações mais graves de violência psicológica/assédio também são fatores potenciais de aumento da ansiedade.
Os cuidados com a saúde mental das equipes já estavam no radar das empresas, mas nesse momento podem ser cruciais para demonstrarem que de fato valorizam o seu capital humano e têm compromisso com a responsabilidade social.
Oportunidade também para gerar maior identificação e engajamento do seu público interno com os objetivos organizacionais.
Seguem 7 práticas para ajudar a controlar a ansiedade de colaboradores(as):
1) Mantenha uma comunicação clara sobre as medidas tomadas pela organização para o enfrentamento da pandemia;
2) Capacite as lideranças para lidar com os efeitos da pandemia nas equipes, considerando a sua diversidade;
3) Estabeleça um canal permanente de diálogo com colaboradores(as) de toda a organização e partes interessadas;
4) Mantenha um canal interno de informações atualizadas sobre a pandemia;
5) Verifique as condições e processos de trabalho das equipes e ajuste o que for possível para manter o equilíbrio entre a produtividade e qualidade de vida;
6) Avalie a possibilidade de realizar ações para mitigar impactos da pandemia junto a partes interessadas;
7) Ofereça apoio socioemocional para colaboradores(as).
Referências:
Abalos emocionais em meio à crise https://talenses.com/pt/publicacoes/news-that-matter/pesquisa-abalos-emocionais-em-meio-a-crise
Relatório da OMS https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/un_policy_brief-covid_and_mental_health_final.pdf
29ª Pesquisa de Benefícios Corporativos da Mercer Marsh Benefícios Brasil (2019) http://www.mercermarshbeneficios.com.br/capital-intelectual/investigaciones/pesquisa-de-beneficios-corporativos.html
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2019) https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html
Imagem: freepik